Sunday, June 19, 2011

Comidinha Caseira

Comer na fazenda me dá saudade da comida de casa. Comidinha da mamãe, arroz com feijão, sabem? Além disso, receitas de pratos diferentes, elaborados e coisinhas gourmet a gente vê sempre mas é mto difícil encontrar uma boa receita de comidas básicas, não é mesmo? Aproveitei que uma amiga me pediu receita simples de arroz, feijão e carne e fiz este post. Esa é minha ideia de uma refeição caseira brasileira completa.


Não é aquela comida super rápida de se fazer mas é bem saborosa, saudável e não é complicada. Além disso, as porções podem ser congeladas e esquentadas no micro pra ninguém cansar da cara do prato!
Na verdade a receita apresentada aqui tem uma pitada de criatividade porque eu quis ir além do arroz com feijão e carne assada básicos, mas vc pode transformar da maneira que quiser conforme os ingredientes que tiver em casa.
Espero que gostem!
-

Comidinha caseira - Refeição completa para 4 pessoas

>> Arroz colorido
>> Feijão
>> Picanha ao forno
>> Salada de tomatinho cereja e palmitos

ARROZ COLORIDO
1 + 1/2 xíc. (chá) de arroz branco
3 xícs. (chá) de caldo de legumes
1/2 cebola picada
sal a gosto
-
-
um punhado de cada um dos itens abaixo:
ervilha congelada
pimentão (qualquer cor) picado 
cenoura picada ou ralada
salsinha picada

Preparo: Frite a cebola em um fio de azeite. Refogue o arroz e acrescente 3 xícs.e 1/2 (chá) de água ou de caldo de legumes, o sal, o pimentão e a cenoura. Deixe em fogo alto com a panela semi-tampada. Quando levantar fervura, baixe o fogo para médio-baixo e deixe cozinhando com a panela tampada aprox. 20 minutos, ou até quase todo o líquido secar. Destampe a panela, acrescente a salsinha e as ervilhas congeladas e deixe em fogo baixo até a água secar por completo. 

FEIJÃO
300 g de feijão (sua variedade preferida)
1/2 cebola
1 dente de alho pequeno
3 folhas de louro
sal
salsinha e cebolinha frescos
1 gomo de linguiça calabresa em rodelas grossas (opcional)

Preparo: Se não tiver panela de pressão, deixe o feijão em água quente de molho de um dia para o outro. Caso contrário, 1 hora de molho é suficiente.
Coloque em uma panela grande o feijão e coloque água suficiente para que o nível fique 3 dedos acima dos grãos. Acrescente o sal e as folhas de louro (a linguiça deve ser acrescentada nesta etapa também). 
Deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos na pressão ou por 2h e meia em panela semi-tampada e fogo alto em panela convencional. Neste último caso, cheque sempre a água para que não seque e não queime o feijão. Os tempos são aproximados, o feijão deve ser cozido até que fique macio, a depender da "idade" e da qualidade do feijão os tempos de cozimento podem ser maiores. 
Quando o feijão estiver cozido, retire as folhas de louro e frite em outra panela a cebola e o alho picados e jogue no feijão para temperar. Misture bem e salpique salsinha e cebolinha frescas picadas na hora.
Para engrossar o caldo, depois de atingir a textura desejada, deixe em fogo médio e panela destampada para evaporar a água.

SALADA DE TOMATES CEREJA E PALMITO 
Em uma vasilha funda misturar na hora de servir:
-
24 tomatinhos cereja
1 vidro de palmito
2 col (sopa) vinagre balsâmico
1 col (sopa) azeite de oliva
1 col (chá) manjericão desidratado ou 2 galhinhos do fresco 
sal e pimenta preta a gosto
-
-
-
-
-
-
PICANHA AO FORNO
--
1 peça de picanha de 800g aprox. - com a capa de gordura
Sal grosso
-
Preparo: Pré-aqueça o forno a aproximadamente 200 graus Celsius.
Em uma assadeira grande, faça uma "cama" de sal grosso e sobre ela coloque a picanha com a capa de gordura virada pra cima. Salpique um pouco sal grosso por cima também.
Cubra com papel alumínio e asse por aproximadamente 30/40 minutos. O tempo pode ser maior caso vc prefira a carne mais bem passada.
Vc também pode fatiar a parte que estiver pronta, servir e voltar o restante para o forno para que asse até o ponto desejado.





No comments:

Post a Comment