Monday, April 30, 2012

Strogonoff de gente grande

Estranhou o título? Vou explicar melhor...
Quando iniciei o blog, comentei com alguns amigos que strogonoff andava bem recorrente na minha cozinha na época. Conversando mais um pouco a respeito notei quantas variações existem! Quantas receitas! Questão de gosto, costume, praticidade, receita de família, etc...
No entanto o que mais me saltou aos olhos foi a simplicidade da maioria: tomates (normalmente o molho pronto!), ketchup, frango, carne ou camarão e creme de leite. 
Acho que uma versão mais adulta, ou gourmet como alguns diriam, não acrescenta trabalho nenhum, deixa o sabor do prato indiscutivelmente mais sofisticado e a função de receita simples e rápida continua valendo!
-
A receita abaixo serve 4 porções generosas:
400g filet mignon ou peito frango limpos, em cubos
1/2 cebola picada
1 dente de alho amassado
2 col (sopa) molho inglês
1 col (sopa) mostarda Dijon
8 tomates bem maduros (ou 1 lata de tomate pelado)
1 cenoura (*opcional, se usar liquidificador no preparo)
180mL creme de leite fresco (ou 1 caixinha/latinha creme de leite)
5 raminhos de tomilho ou estragão fresco
2 col (chá) orégano desidratado
1 latinha (180g) cogumelos tipo champignon em conserva, drenado
sal, pimenta e cheiro verde a gosto


Preparo
Doure a cebola e o alho em um fio de óleo ou azeite, junto com a carne escolhida. Tempere com o molho inglês, mostarda, tomilho ou estragão e orégano.
Acrescente os tomates picados ou batidos no liquidificador (se usar o liqui, bata a cenoura junto) e deixe ferver.
Baixe o fogo para médio e cozinhe com a panela parcialmente tampada por 20 minutos.
Em fogo muito baixo, adicione  sem parar de mexer, o creme de leite, o cheiro verde e os champignons. Desligue o fogo logo em seguida e finalize ajustando o sal e a pimenta.


Pronto!


Sirva com arroz branco e/ou batatinha palha.


Notas
>> Se preferir usar outro tipo de carne dê preferência para o cozimento em panela de pressão. Neste caso, acrescente 1 xíc (chá) de água à panela (O nível de água deve ficar pelo menos logo acima da carne) e, depois de a panela "pegar" pressão, deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 20 minutos ou até que a carne amacie e o líquido fique reduzido.  Se necessário engrossar, retire a pressão e, antes de adicionar o creme de leite, dissolva 1 col (sobremesa) de amido em 2 col (sopa) água e incorpore ao molho, mexendo sem parar para não empelotar.
>> Cuidado com a pressão e o tempo de cozimento! Exagerar na pressão faz com que os cubos de carne desfiem e não usar líquido suficiente pode queimar seu prato e vc nem percebe!
>> O creme de leite fresco proporciona textua aveludada, cremosa e sabor suave, contrastando melhor com a acidez do tomate. Se estiver de dieta ou não tiver creme fresco em casa, a latinha substitui com louvor!
>> Se o seu molho ficar muito ácido, acrescente 1 col (chá) mel à receita. Normalmente a cenoura dá uma leve adocicada quebrando a acidez dos tomates. Experimente antes, quando o molho já estiver cozido.
>> Semana agitada? Prepare rapidinho num Domingão à tarde e congele pronto, antes da adição do creme de leite. Dura mais ou menos 4 semanas no freezer. Na hora da fome, coloque no microondas em potência média até esquentar ou deixe descongelando na geladeira na noite anterior. Acrescente o creme de leite e esquente até a temperatura desejada. Experimente congelar em porções individuais também.





>>> foto http://www.thatslife.com.au/Article/Food/Recipes/Chicken-stroganoff

No comments:

Post a Comment