Monday, January 16, 2012

Stir-Fry: a base do yakissoba

De comida oriental eu não entendo nada, mas sei que este prato, aqui nos Estados Unidos conhecido como stir-fry, é sucesso garantido! É uma versão do molho do yakissoba. 
Fácil e rápido de fazer e tem um sabor bem diferente pra vc variar o cardápio sem ter que se desdobrar muito. O mais difícil talvez seja achar o óleo de gergelim (que pode ser substituído por óleo de amendoim tb!!)
Conheça aqui a minha versão desse sofritto de legumes e carne!
Vamos lá?


Ingredientes (4 porções)
400g (1 pacote) Linguine ou spaghettini
300g de peito de frango ou filet mignon limpo, cortado em cubos (ou uma mistura dos 2)
100g Ervilha torta
1/2 pimentão amarelo
1/2 pimentão vermelho
3 cenouras pqns. cortadas em tiras pequenas
1/2 cebola em cubos (roxa pra dar um colorido!)
1 xíc. (chá) água ou caldo de legumes/frango
2 col (sopa) Amido de milho
Shoyu e teryiaki a gosto
Óleo de gergelim ou amendoim a gosto
Sementes de gergelim e cebolinha p/ salpicar 

Preparo

1. Faça a massa de acordo com as instruções da embalagem. Normalmente eu uso bastante sal na água mas pra este prato, por causa do shoyu, eu prefiro usar no máximo 2 col (sopa) de sal.  
2. Enquanto a água ferve ou a massa cozinha, use uma panela tipo frigideira funda e grande para fritar a cebola e a carne escolhida. Use só um fiozinho de óleo ou azeite. Frite até dourar mas não deixe cozinhar por completo ainda. 

3. Acrescente os legumes à carne e deixe fritar mais uns 3 minutinhos. Coloque metade da água e baixe o fogo para médio deixando a mistura cozinhar de 8 a 10 minutos. 
3. Quando a carne estiver completamente cozida e os legumes com a consistência desejada adicione o shoyu, o teryiaki e o óleo de gergelim ou amendoim e o restante da água já com o amido de milho dissolvido. Deixe cozinhar até engrossar sem parar de mexer. Lembre-se de que vc está preparando um molho, ou seja, vc precisa de líquido para cobrir sua massa. Coloque mais água se necessário.
4. Retire do fogo e cubra a massa com essa mistura, raspando todo o líquido do fundo da panela. Sirva coberto com gergelim e cebolinha picada. 

Dicas

Experimente uma versão com menos líquido e sirva com arroz selvagem ou integral;
Facilmente transformado em prato vegetariano se vc não colocar frango nem carne;
Troque os legumes pelos de sua preferência. Vale couve-flor, brócolis, pimentão verde, salsão ... 

No comments:

Post a Comment