Sunday, January 22, 2012

Construindo seu livro de receitas

Com a internet e os milhares de livros de receitas publicados acho que as pessoas cada vez menos tem criado livro de receitas.
Além de ser um charme ter um livro de receitas feito a mão (super vintage!) é uma forma de sempre termos facilmente disponíveis receitas que te levam de volta à infância, aprovadas por nós mesmos ou algumas que foram testadas por amigos, familiares, etc. Isso se vc vem de uma família que sempre gostou de cozinhar, claro! Mas acho que mesmo as nem tão chegadas em culinária tem um livro de receitas empoeirado em alguma prateleira da casa!
A minha geração talvez ainda herde o livro de receitas da vovó ou da própria mãe mas... E depois?
Independente de vc ser uma sortuda que tem uma dessas heranças ou não, vale muito a pena ter o seu próprio livro de receitas! Não precisa ser feito manualmente, hoje em dia existem livros tipo fichário onde vc preenche tudo no computador e depois imprime. Eu sempre achei papel mais prático na cozinha, afinal meu computador já passou por poucas e boas, desde manchas de caramelo, passando por chocolate e azeite de oliva a borrifos de farinha de trigo, sal... E não, isso não é legal!
Então que tal começar a sua coleção de receitas?
*
1. Comece com um caderno e crie suas próprias divisórias, compre um fichário ou ainda um desses livros de receitas que já vem dividido;
2. Coloque as receitas de que vc mais gosta no livro. Assim, se vc ficar mto tempo sem fazer um desses pratos e esquecer um ingrediente ou medida vc tem sempre onde se consultar rapidinho!
3. Cole no seu livro aqueles recortes de receitas que vc quer experimentar, anote a daquele bolo que sua melhor amiga te passou ou imprima uma receita do Flavia'n Flavors! ;)
4. Adicione comentários relevantes. Por exemplo: a receita pede 1 xíc (chá) de farinha mas vc precisou acrescentar 2 col (sopa) a mais pra dar certo. Anote!
5. Tire foto dos pratos que valem a pena e coloque do lado da receita pra um charme extra!




Eu já comecei o meu! 

No comments:

Post a Comment