Friday, January 27, 2012

Quiche light a base de iogurte

Quase todo mundo acha que quiche é light, não é mesmo? 
Ir a um restaurante e comer quiche com salada é super baixo em calorias... NÃO! Quiche, se feito como a autêntica receita de um quiche lorraine por exemplo, é lotado de gordura saturada e carboidratos simples. Uma bomba pra qualquer dieta, apesar da porção pequena e do acompanhamento normalmente ser uma salada. Isso porque um quiche é feito de manteiga, às vezes até banha de porco também, creme de leite, muitos ovos, bacon, farinha...
Este quiche eu adaptei pra ser light de verdade! Ele é feito à base de iogurte e foi adaptado da receita original (com creme de leite) da Aveia Quaker, aquelas receitas que vem na embalagem, sabem? Mas eu mudei um pouco prezando pela minha dieta e ingredientes que tinha na geladeira quando resolvi assá-lo!
Se alguém quiser a receita original posso postar depois, é só me falarem!
Segundo minha mãe, um espetáculo na cozinha, ela disse que o quiche dura até uns 2 dias na geladeira e pode ser reaquecido no microondas. Eu fiz hoje, uma Sexta-feira, pra comer no Sábado sem estragar minha dieta no final de semana. Isso pq pra nós Sábado é um dia em que a gente sempre volta de bater perna com fome, isso se não comeu qualquer coisa na rua mesmo!


Ingredientes
Massa
1 xíc. (chá) Farinha de trigo integral
1 xic (chá) Farinha de aveia (aveia em flocos finos)
5 col (sopa) margarina light (ou manteiga light)
1 ovo
sal, tomilho e pimenta a gosto
*
Recheio
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho amassado ou picadinho
Azeite (um fio, para fritar a cebola e o alho)
1 Abobrinha italiana pequena
2 cogumelos de Paris fatiados
Tomilho, sal e pimenta
*
Creme
3 ovos 
150g (1 copinho?) Iogurte desnatado firme
150g Cream cheese 0% (temperatura ambiente ou amolecido no micro por 10s)
1 col (sopa) cheia de Farinha de trigo ou amido de milho
Noz moscada
Sal e pimenta preta moída
Salsinha e cebolinha
Parmesão (2 col (sopa) ) para gratinar
-
Preparo
Massa: Em uma bacia funda jogue as farinhas, faça um buraco no meio e acrescente os demais ingredientes da massa. Mexa com as mãos até formar uma pasta homogênea. Espalhe sobre uma fôrma de desmontar (ou uma de quiche mesmo, se vc tiver!) abrindao a massa e cobrindo as bordas. Asse em forno preaquecido a 180C por 25 minutos, coberto em papel alumínio.
Recheio: Em uma frigideira funda, refogue o alho e a cebola no fiozinho de azeite. Jogue a abobrinha e os cogumelos e refogue até que eles fiquem "quase macios". Desligue o fogo e tempere a gosto.
Creme: Bata ligeiramente os ovos e acrescente o iogurte e o cream cheese. Tempere com a noz moscada, salsinha, cebolinha, sal e pimenta.
Montagem: Cubra a massa pré-assada com o refogado de cogumelos e abobrinha. Despeje o creme sobre o quiche e polvilhe parmesão para gratinar.
Asse em forno preaquecido a 200C por 45 minutos.
-
O legal dessa receita é o baixo teor de gordura. Experimente brincar com a quantidade de manteiga para usar o mínimo possível.
Tente recheios variados, usando o que estiver na estação ou o que precisar ser usado na sua geladeira: brócolis, alho-poró, queijos (aí não é light!!), diferentes tipos de cogumelos misturados, cenoura, escarola... As possibilidades são infinitas!


Agora sim, sirva com uma saladinha ou uma saladona!


Espero que gostem!



PS: Esqueci de tirar foto do meu quiche e agora estou com preguiça! Esse daí eu achei jogado na internê! Não é uma graça? Se souber de quem é, me avisem pra eu dar os créditos! E o quiche quadrado, então!? Achei no PALADAR, do Estadão. Achei o must, nunca tinha visto!
Update: Preciso comprar uma forma de quiche, eu sei! Mas usando forminhas de muffin (ou empadas) e uma forma redonda de aro removível, fiz essas belezurinhas das novas fotos. Usei ricotta no lugar do cream cheese pra experimentar e não é q ficou bom?! Acrescentei uma dose de proteína extra no meu quiche! <abaixo>




1 comment:

  1. amei a parte do recheio, mas realmente massa integral nao eh para mim...eca, vale fazer de novo, mas substituir por farinha comum???

    ReplyDelete