Muitas eu uso do livro, algumas pego de amigas mas a maioria é adaptação do que eu leio ou combinação de várias receitas. Às vezes é desastroso mas eu sempre aprendo alguma coisa!
Nesta dieta, tenho que preparar tudo com antecedência pq meu trabalho novo é bem longe de casa, o que me obriga a sair de casa super cedo e a comer ou no carro ou na minha mesa. Ou seja, todos os pratos que eu faço tem que ser congeláveis ou passíveis de serem guardados e esquentados sem perder o sabor!
Essa daqui é saborosa, rápida e fácil. Adaptei de uma receita de quiche enviada por uma amiga. Mas não derrube os ramequins (*) como eu! Espatifar um quiche na porta do forno não é legal pra uma terça à noite!
Esta torta-quiche serve pros dias de PL mas se vc omitir o tomatinho-cereja e o espinafre, trocando por cogumelos, por exemplo, também serve pros dias de PP.
Ingredientes
2 col (sopa) farelo de aveia
2 ovos extra
2 1/2 col (sopa) requeijão 0% (eu trapaceio um pouquinho e uso o light!)
2 col (sopa) cream cheese, ricotta ou iogurte 0%
3 col (sopa) presunto ou peito de peru picado em cubinhos ou tirinhas
4 tomates cereja cortados ao meio
4 folhas grandes de espinafre, cortadas
sal, pimenta e noz moscada a gosto
salsinha e cebolinha ou orégano (opcionais)
mussarella desengordurada (opcional, não sei se existe no Brasil) acho que queijo branco tb daria certo, mas tem q ser pouco porque ele solta muita água
Bata os ovos ligeiramente em um bowl médio usando um fouet. Misture o requeijão e o cream cheese, ricotta ou iogurte. Tempere com a noz moscada, sal e pimenta.
Forre 2 ramequins untados (*aqueles potinhos usados pra fazer soufflée) com metade do farelo de aveia em cada, compactando levemente com uma colher. Acrescente as folhas de espinafre, os cubinhos de presunto ou peito de peru e tomatinho cereja. Se desejar, tempere com uma pitadinha de sal e pimenta e as ervinhas de sua escolha.
Despeje metade da mistura de ovo em cada um dos ramequins. Cubra com um pouquinho da mussarela sem gordura ou uma fatia fininha como hóstia do queijo branco.
Leve ao forno pré aquecido por 20 minutos ou até as tortinhas secarem. (190C)
Notas
- Acho que essa receita dá pra cortar no meio e fazer um só. Mas pra quê? Guarde a outra tortinha pro dia seguinte! Embrulhe em papel alumínio e eles duram uns 3 dias na geladeira;
- Não coloque muito espinafre (nem mto tomate, ou cogumelo, ou abobrinha...) pq eles soltam muita água. Se necessário, asse por alguns minutos extra (caso vc erre a mão, escorra um pouquinho da água e volte os ramequins ao forno);
- Escolha pelo menos 1 item mais "aguadinho" para que o farelo absorva essa água e forme a "massa" da sua torta. Caso vc não tenha nada em mãos, experimente bater uma clara em neve e misturar ao farelo de aveia antes de forrar o ramequin e pré-asse por uns 5 minutinhos. (se vc testar me conta!)
Meu ramequin de todas as horas é esse aí do lado da Le creuset :
Olá Flávia, gostaria de saber se essa receita pode ser consumida na fase de ataque? Bjos e obrigada!
ReplyDeleteOi, Bruna!
ReplyDeleteMeu entendimento é que, desde que não sejam acrescentados legumes ou folhosas e desde que não se ultrapasse o limite de farelo do dia, este quiche pode sim ser consumido na fase de ataque. Ou seja, pra esta receita, o certo é omitir o espinafre e os tomatinhos e talvez substituí-los por um pedaço de cebola branca picadinha.
Um abraço e força na dieta!
- Flavia