Saturday, March 10, 2012

PIZZA!

Sábado não tem jeito: bate aquela vontade de comer pizza! Saudades das pizzas Paulistas! HMMMMMM...! Mas não fico só passando vontade não! Ainda mais sabendo que massa de pizza fininha e crocante do jeito que eu gosto é rápido, prático e uma delícia de se fazer em casa.




Sempre que a gente convida amigos pra uma pizzada eles adoram e querem mais! Eu deixo umas massas pré assadas e na hora do jantar, cada um monta do jeito que quer: um não gosta de cebola, o outro adora montanhas de queijo, o outro quer cogumelos... É muito bacana! Depois é só levar a pizza de volta ao forno pra derreter o queijo (ou até tostar, como eu gosto) e tomar um vinhozinho ou cervejinha enquanto espera!
Experimente! Vc nunca mais vai querer ligar no delivery da sua pizzaria! E seus amigos com certeza vão amar poder fazer uma pizza super personalizada!
Pro recheio vale palmito, abobrinha, parmesão, tomate cereja, pepperoni, cebola, lingüiça, alcachofra... Das salgadas até as doces, vc escolhe qual e quanto recheio quer! Aliás, a minha doce favorita é de rodelas de banana salpicadas com canela e maple syru ou uma pitadinha de açúcar por cima de uma farta camada de doce de leite mineiro! Água na boca só de pensar!
_
Mão na massa!
Ingredientes <2 pizzas fininhas ou 1 pizza massa grossa>
1 envelope de fermento biológico seco (20g?)
2+3/4 xícs (chá) farinha de trigo <aprox>
1 col (sopa) Azeite
1 col (sopa) Açúcar
1 col (chá) Sal
170 mL Água morna (49 - 54C)


Preparo
1. Misture 1 xíc (chá) da farinha, o fermento, sal e açúcar em um bowl grande. 
2. Adicione a água morna e o azeite e misture bem, com um garfo formando uma papa. (Vai ficar grudento, é normal!)
3. Acrescente aos poucos mais farinha e misture com a mão até homogeneizar.
4. Em uma superfície polvilhada com farinha, sove a massa por pelo menos 4 minutinhos e adicione mais farinha se necessário para obter uma massa lisa e elástica.
5. Separe essa massa em 2 bolas e deixe descansando em um lugar quentinho por pelo menos 1 hora. Eu gosto de fazer na hora do almoço e abrir a massa no final da tarde (4 horas de descanso, mais ou menos). 
6. Pré-aqueça o forno a 220C. Enquanto isso, abra cada massa de pizza direto em uma assadeira própria, untada com um pouquinho de óleo ou azeite. Se preferir, abra um disco de 28cm sobre uma superfície enfarinhada com um rolo de massa, dobre ao meio 2 vezes e reabra na assadeira ou refratário logo em seguida.
7. Asse até dourar, aproximadamente 12 minutos.


Repita o preocesso para quantas pizzas quiser. Discos não usados podem ser congelados por até 2 meses.
Depois de pré aquecido, espalhe um pouco de molho de tomate (eu uso tomate pelado batido no liqui com orégano, um pouquinho de sal, pimenta e tomilho, cru mesmo) e cubra com o recheio de sua preferência.
Retorne ao forno até derreter o queijo (mesma temperatura).


Se depender da gente, os motoboys das pizzarias vão fica entediados! :)
Bom apetite e bom divertimento!

3 comments:

  1. Hummmmm adoro uma bela pizza caseira... fantástica! Tem um aspecto maravilhoso!

    Beijinhos MissB
    http://arcoirisnacozinha.blogspot.com/

    ReplyDelete
  2. Fica bem crocante, difícil de resistir! :)
    Obrigada pelo elogio!
    Um abraço,
    Fla

    ReplyDelete