Friday, March 23, 2012

Gnocchi di Ricotta

Gnocchi: só essa palavra já me dá vontade de abocanhar essa delícia!
O prato antiquissimo é conhecido no mundo todo e a preparação mais comum, é à base de batatas. Devido ao seu sabor suave e simplicidade de ingredientes, o gnocchi permite inúmeras variações no preparo, tempero e molhos adaptando-se aos paladares mais exigentes.
Utilizando diferentes ingredientes obtemos uma massa com sabor e/ou cores diferentes. Por exemplo, se adicionarmos abóbora, temos um profundo amarelo alaranjado. Espinafre deixa a massa com um verde bem bonito. Para um gnocchi rosa, quase vermelho, é só usar beterraba.
A origem desta deliciosa receita é fonte de controvérsias: uns dizem que foi inventado na Europa, outros dizem que foi apresentada ao continente europeu com as primeiras importações de batata e lá recebeu adaptações diferentes em cada região. A origem exata eu não sei, mas sei que esse prato dá pra fazer em casa sem muita prática nem habilidade. Então, para não polemizar, vamos direto pra receita? 
Neste post vou apresentar uma receita de família à base de ricotta e espinafre.
Ingredientes - para 4 pessoas
1 maço pequeno de espinafre
300g ricotta
1 ovo
1 xíc (chá) Farinha de trigo (aproximadamente)
sal, pimenta branca moída e noz moscada a gosto

Preparo
1. Murche o espinafre no vapor ou rapidamente em um caldeirão pequeno com um pouquinho de água. Retire o espinafre da panela, espremendo-o muito bem e reservando o líquido verde. Pique bem miudinho. Reserve.
2. Misture o ovo com a ricota e os temperos e acrescente 1/2 xíc (chá) da farinha. Misture bem e incorpore o espinafre picadinho. 
3. Continue acrescentando farinha até obter um ponto em que a massa, ainda levemente "molhada", fica maleável.
4. Reparta a massa em 3 ou 4 bolas e forme rolinhos finos (3cm?) com cada uma. 
5. Corte o gnocchi com mais ou menos 1 dedo de espessura. Amasse com um garfo, deixe redondinho, em formato de travesseirinhos ou, como eu, em formatos indefinidos. :)
6. Complete com mais água o caldeirão com o caldo do espinafre até a metade e deixe ferver. Acrescente então parte das bolinhas cruas de massa, mexendo de vez em quando, delicadamente. Quando estiverem prontas, elas vão para a superfície da água. 
7. Escorra e coloque em um bowl médio com um dedinho de manteiga ou fio de azeite. Repita o processo até terminar toda a massa.

Os italianos simplesmente passam essa massa na manteiga com sálvia e servem salpicado de bastante parmesão, mas vc também pode colocar molho branco ou de tomates, conforme o seu gosto pessoal.
Bom apetite!
-
Dicas
>> Para uma massa mais saudável, substitua parte da farinha por farinha integral, 1/3, pelo menos.
>> Não coloque toda a massa para ferver de uma só vez. Reparta em 3 ou 4 "lotes" .
>> Use uma escumadeira para retirar o gnocchi da água.
>> Esprema o espinafre depois de retirá-lo da panela e logo antes de acrescentar à massa para não precisar de muita farinha para dar o ponto.
 

No comments:

Post a Comment