Wednesday, March 14, 2012

Mini pavê de morango e granola crocante

Imagine uma sobremesa refrescante, saudável, leve e prática de preparar. Foi o que eu idealizei pra um almoço com as minhas amigas num dia lindo de primavera fora de época! 
Este docinho é inspirado em uma sobremesa da Nigella, o raspberry swirl, uma espécie de pavê onde as camadas são de biscoito de aveia, iogurte natural e purê de framboesa congelada.
Na minha versãoeu  usei aquelas barrinhas de granola crocante (aquela marca famosa que vem 2 barrinhas por embalagem, sabe?) sabor canela misturada com a de aveia e mel, morangos frescos e iogurte grego, um iogurte super consistente que tem por aqui. Usei copos de vidro baixos e com fundo bem grosso pra deixar a apresentação mais bonita, mas vc pode usar um pyrex ou taças de cristal pra servir individualmente.
-
Anote os ingredientes: <serve 4 pessoas>

  • 400g Iogurte grego desnatado ou 2% (Iogurte natural no Brasil, semi-desnatado ou integral)
  • 4 col (sopa) Açúcar de confeiteiro
  • 1 col (chá) baunilha - opcional
  • 1 caixinha de morangos 
  • 6 barrinhas de granola crocante



Adoce o iogurte natural com 2 col (sopa) de açúcar e misture com a baunilha. Reserve. 
Em um mini-processador bata os morangos lavados e cortados ao meio com o açúcar restante.
Coloque as barras de granola em um ziploc e feche bem. Esfarele grosseiramente usando um rolo de abrir massa ou um martelo de madeira para formar uma farofa grossa.
Em 4 copos de bar (ou taças...) faça uma camada de purê de morangos, cubra com uma camada do iogurte e uma  camada de granola. Repita terminando com a granola.


Para o seu doce ficar ainda mais gostoso
- Congele os morangos 1 a 2 horas antes de fazer o doce
- Ajuste a quantidade de açúcar ao seu gosto pessoal
- Deixe o iogurte escorrendo em uma trouxinha de pano para que ele fique mais consistente e cremoso
- Só coloque a camada final de granola se for servir o doce imediatamente ou em até 2 horas. Caso queira fazer com antecedência, finalize com a farofa crocante antes de levar à mesa
- Vc pode substituir o morango por framboesas ou até mesmo abacaxi e também as barrinhas por granola de verdade, cookies esmigalhados, cereal...


Não fica lindo?
Uma sobremesa que vc pode preparar em minutos mas todo mundo vai achar que vc passou horas preparando! Pode deixar que eu não conto pra ninguém!
 

2 comments:

  1. o melhor dessa receita eh que dah para inventar mesmo sem ter todos os ingredientes!!!! fiz com morango congelado triturado no liqui mesmo (com um pouco de suco de laranja para virar uma massa de sorbet) e ficou uma delicia!!!! facil rapida saudavel e deliciosa essa receita, tks!!!

    ReplyDelete
  2. Isso aí, Va! Todas as receitas do mundo foram feitas pra servir de guia na cozinha, a chef é vc! Mude TUDO, se quiser! E mais importante, adapte ao seu gosto e aos ingredientes que vc tiver em casa!

    ReplyDelete