Saturday, February 25, 2012

Merengue com bananada

Tinha umas bananas que já estavam mto maduras pra comer e resolvi transformá-las numa bananada.
Aí lembrei de um doce que minha avó fazia com uma camada de creme de baunilha, uma de doce de banana e outra de claras batidas como merengue. Resolvi adaptar à pressa e à dieta e fiz "suspirões" pra comer com a bananada. Não é q deu certo? Um sanduíche de merengue ou, como os americanos chamam esse tipo de merengue: pavlova. Faltou cobrir com chantilly pra ficar bonito mas é o que temos para hoje! rs...
Eu fiz a minha só com 1 clara e açúcar meio a meio (Splenda blend aqui, açúcar light da União no Brasil) mas aí embaixo coloco a receita da verdadeira pavlova pra vc fazer uma coisa muito mais profissional em casa!
Pra bananada, basta usar quantas bananas precisarem ser usadas na sua fruteira, pelo menos 3 para que seja suficiente para servir 2 pessoas. Use 1 col (sopa) açúcar mascavo (para cada 3 bananas médias a grandes) e tempere com canela a gosto e uma pitada de noz moscada.
Para a pavlova:
   4 claras de ovos
   pitada de sal
   1 xíc (chá)  açúcar de confeiteiro
   1 col (chá) amido de milho
   2 col (chá) vinagre branco
   1 col (chá) extrato de baunilha


Preparo
Bata as claras em neve em velocidade média/baixa na sua batedeira. Acrescente a baunilha e a pitada de sal e acrescente o açúcar aos poucos. Quando terminar de colocar todo o açúcar, bata em velocidade alta até formar picos bem firmes e o volume aumentar bastante. Delicadamente incorpore o amido de milho e o vinagre.
Asse em forma redonda (20cm) forrada com papel manteiga. Use forno pré-aquecido a 150C e assim que colocar a forma no forno, baixe a temperatura para 110C aproximadamente e deixe assando por 1h e 15min.


Cubra com frutas (no caso a bananada) e chantilly, se quiser.
A foto aí do lado é pra mostrar o detalhe do recheio de bananada caseira. HMMMMM!

1 comment: