Wednesday, July 16, 2014

Pudim de leite condensado

O brasileiríssimo pudim é muito fácil de fazer! Até pra nós, iniciantes na cozinha, sim! Siga esta receita à risca e eu garanto q não tem erro!

Eu gosto de um pudim com textura mais cremosa por isso a quantidade de ovos e tempo no forno. Se vc preferir mais molinho, reduza 1 ovo. 

Caramelar a forma deixa de ser um bicho de 7 cabeças se vc fizer a calda e depois simplesmente recobrir uma forma.

Vamos lá!



Ingredientes

Pudim
4 ovos grandes
1 lata de leite condensado
2 latas de leite. Integral, de preferência.
1/4 col (chá) - medida- de extrato natural de baunilha [opcional]

Calda
1 xícara (cheia) de açúcar
1 xícara (rasa) de água

Para fazer o pudim bata todos os ingredientes no liquidificador em potência alta. Se acrescentar o leite primeiro fica mais fácil.

Para a calda: 
Coloque o açúcar em uma panela grande de fundo grosso (para não queimar) com cabo longo. Misture com a água. 
Em fogo médio/baixo, remexa o açúcar apenas usando movimento circular da panela a cada 30 segundos. É muito importante que vc não mexa o açúcar com colher para ele não cristalizar. 
Continue mexendo, o açúcar vai começar a derreter e o líquido dourado vai incorporando o açúcar conforme vc agitar a panela. Com delicadeza, claro! MUITO cuidado pra não se queimar pois o açúcar começa a derreter a 160C mais ou menos e pode chegar a quase 200C, ou seja, muito mais quente que água fervendo!
Fique de olho no ponto. Vc quer uma calda bem dourada e engrossada mas sem queimar!

Se a sua forma for de inox ou alumínio e puder ir direto no fogo, vc pode fazer esse caramelo direto na forma.

Quando a calda estiver pronta, recubra a forma de pudim. Não se preocupe em recobrir muito uniformemente pois enquanto o pudim assa, o caramelo volta um pouco para o fundo da forma. 

Despeje o líquido sobre a forma caramelada. Asse o pudim em forno baixo (170C, pré-aquecido) por 2 horas em banho maria (encha uma assadeira grande com água e deixe no forno enquanto prepara o pudim e a calda. Observe: água não deve entrar na sobremesa ao colocar a forma do pudim nesta assadeira) Cubra a forma com a mistura com papel alumínio reforçado para que a água do banho não entre no doce. 

Deixe esfriar por 1 hora e leve à geladeira por 5 horas ou durante a noite.

Para desenformar, coloque a forma em um banho quente somente para soltar o pudim e derreter parte da calda. Desenforme em um prato grande e sirva com o restante da calda derretira sobre o doce.

Notas
Diz a minha mãe que se acrescentar 1 colher de sobremesa de amido à receita, os furinhos do pudim desaparece. Preciso experimentar pq eu prefiro pudim lisinho!

Para uma fôrma grande de pudim, dobre a receita. Geralmente, apenas 1 receita cabe em um copo de liquidificador.

Se precisar, passe delicadamente uma faca ao redor do pudim antes de desenformá-lo.

Tuesday, July 15, 2014

Protein Shake Idea

I love drinking a protein shake after my workout! It helps me not to feel so sore by the end of the day. But plain old vanilla or chocolate every day just won't cut it, right? Every morning I try to make something different, more flavorful and healthier.


Yesterday I made one that kept me full all morning (which NEVER, EVER happens) and at the same time it looked beautiful and tasted delicious so I had to share here! It is a great way to add vitamins and other nutrients as well as water into my day.

This shake is high in protein and low in carbs but it still has some carbohydrates coming from the fruits:

- 2 scoops of EAS 15 (abbott lean & tone protein shake from whey)
- 3/4 cup fat free or 1% milk
- 5 pitted cherries, fresh
- 4 small fresh strawberries
- 1/2 frozen banana, small
- 1/2 cup of water
- 3 ice cubes (or more if you like a frappée texture)
- 2 teaspoons (or 1 T if you can afford the calories) Justin's Almond Butter with honey <optional, just as good without>

Blend it at high or on the ice crusher setting of your blender for about 20-30s.

Sip it and enjoy!

Panquecas (QUASE) Dukan de abobrinha


Encontrei no site da Lucilia Diniz uma receita de panqueca de abobrinha e achei super interessante! Quando vi os ingredientes pensei comigo mesma: "Nossa! Que receita mais sem graça!"! Sabia que dava pra fazer uma coisa bem gostosa a partir da ideia usando itens mais nutritivos, reduzindo o carboidrato e acrescentando mais sabor.
Segue a minha receita:


1 abobrinha caipira grande com casca, ralada no ralo grosso
1 ovo batido

3 col (sopa) de farinha integral

1 cebola pequena picada miúdo

2 col (sopa) farelo de aveia ou trigo

1 punhado generoso de salsinha e cebolinha

¼ col (chá) alho desidratado

¼ col (chá) de páprika

1/8 col (chá) [1 ponta de faca] de fermento em pó químico

Sal e pimenta do reino a gosto

1 col (sopa) cream cheese ou requeijão light (opcional)

1 pitada de noz moscada (opcional)

Azeite para regar (opcional)

Óleo para fritar

Preparo

Lave a abobrinha e rale-a com a casca. Salgue a gosto (1/2 col chá aproximadamente) e deixe em um escorredor ou peneira sobre um bowl por 5 a 15 minutos, enquanto prepara a massa. Esprema antes de usar.

Em outro bowl, bata o ovo. Misture com os temperos, a cebola e o cream cheese se estiver usando. Incopore a farinha, o farelo e o fermento e acrescente a abobrinha escorrida e espremida.

Em uma frigideira antiaderente coloque um fio de óleo e frite porções retiradas com um pegador de sorvete, 1 por vez. A massa é bem molhadinha, não se preocupe, mas ela seca depois de frita. Frite cada lado por 2 a 3 minutos em fogo médio-alto.

Sirva com um toque do seu azeite preferido.
Para deixar a panquequinha Dukan, simplesmente substitua a farinha integral por farelo de aveia, use requeijão sem gordura ou omita o ingrediente e pule o azeite!