Wednesday, July 16, 2014

Pudim de leite condensado

O brasileiríssimo pudim é muito fácil de fazer! Até pra nós, iniciantes na cozinha, sim! Siga esta receita à risca e eu garanto q não tem erro!

Eu gosto de um pudim com textura mais cremosa por isso a quantidade de ovos e tempo no forno. Se vc preferir mais molinho, reduza 1 ovo. 

Caramelar a forma deixa de ser um bicho de 7 cabeças se vc fizer a calda e depois simplesmente recobrir uma forma.

Vamos lá!



Ingredientes

Pudim
4 ovos grandes
1 lata de leite condensado
2 latas de leite. Integral, de preferência.
1/4 col (chá) - medida- de extrato natural de baunilha [opcional]

Calda
1 xícara (cheia) de açúcar
1 xícara (rasa) de água

Para fazer o pudim bata todos os ingredientes no liquidificador em potência alta. Se acrescentar o leite primeiro fica mais fácil.

Para a calda: 
Coloque o açúcar em uma panela grande de fundo grosso (para não queimar) com cabo longo. Misture com a água. 
Em fogo médio/baixo, remexa o açúcar apenas usando movimento circular da panela a cada 30 segundos. É muito importante que vc não mexa o açúcar com colher para ele não cristalizar. 
Continue mexendo, o açúcar vai começar a derreter e o líquido dourado vai incorporando o açúcar conforme vc agitar a panela. Com delicadeza, claro! MUITO cuidado pra não se queimar pois o açúcar começa a derreter a 160C mais ou menos e pode chegar a quase 200C, ou seja, muito mais quente que água fervendo!
Fique de olho no ponto. Vc quer uma calda bem dourada e engrossada mas sem queimar!

Se a sua forma for de inox ou alumínio e puder ir direto no fogo, vc pode fazer esse caramelo direto na forma.

Quando a calda estiver pronta, recubra a forma de pudim. Não se preocupe em recobrir muito uniformemente pois enquanto o pudim assa, o caramelo volta um pouco para o fundo da forma. 

Despeje o líquido sobre a forma caramelada. Asse o pudim em forno baixo (170C, pré-aquecido) por 2 horas em banho maria (encha uma assadeira grande com água e deixe no forno enquanto prepara o pudim e a calda. Observe: água não deve entrar na sobremesa ao colocar a forma do pudim nesta assadeira) Cubra a forma com a mistura com papel alumínio reforçado para que a água do banho não entre no doce. 

Deixe esfriar por 1 hora e leve à geladeira por 5 horas ou durante a noite.

Para desenformar, coloque a forma em um banho quente somente para soltar o pudim e derreter parte da calda. Desenforme em um prato grande e sirva com o restante da calda derretira sobre o doce.

Notas
Diz a minha mãe que se acrescentar 1 colher de sobremesa de amido à receita, os furinhos do pudim desaparece. Preciso experimentar pq eu prefiro pudim lisinho!

Para uma fôrma grande de pudim, dobre a receita. Geralmente, apenas 1 receita cabe em um copo de liquidificador.

Se precisar, passe delicadamente uma faca ao redor do pudim antes de desenformá-lo.

No comments:

Post a Comment