Thursday, March 7, 2013

Sopa Creme de Espinafre

Quer aquecer a noite com uma sopinha cremosa sem esquecer da saúde? Experimente este creme de espinafre super saboroso e saudável! O segredo é não deixar os legumes cozinharem por muito tempo para não perder as propriedades nutritivas de cada um. Lembre-se que o espinafre é rico em manganês e magnésio e mais ainda em algumas vitaminas sensíveis ao calor como os folatos e as vitaminas A, C e K. 
De olho no ponteiro da balança? Tudo bem! Acrescente mais 1/2 xíc (chá) de couve flor, procure manteiga light, leite semi-desnatado e deixe o parmesão de lado. (a couve-flor ajuda a dar uma textura aveludada na sopa sem acrescentar gordura nem calorias). Não dispense a gordura totalmente pois é ela quem vai ajudar na absorção da vitamina A tão abundante neste prato delicioso!
4 col (sopa) manteiga
6 col (sopa) farinha de trigo
3 xíc (chá) leite
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado (opcional)
1 talo de salsão grande, picado
½ xíc (chá) de couve flor
1 maço de espinafre lavado e picado miudinho (separe os talos)
½ col (chá) noz moscada, ou a gosto
Sal e pimenta branca moída a gosto
Parmesão a gosto (com gruyère tb é uma delícia)

Em uma frigideira pequena frite o alho e a cebola com um fio de óleo ou azeite. Reserve.
Em uma panela média de fundo grosso, faça uma base tipo béchamel incorporando a farinha à manteiga derretida formando uma pasta. Use uma panela pesada de fundo triplo e fogo médio. Incopore o leite aos poucos e deixe ferver. Acrescente os talos do espinafre, a couve flor, o salsão e o sofritto de alho e cebola. Deixe cozinhar em fogo médio-baixo por 8 a 10 minutos, mexendo de vez em quando.
Use um mixer manual para formar um creme diretamente na panela. (se não tiver um, deixe esfriar e bata no liquidificador)
Ainda em fogo baixo acrescente as folhas de espinafre picadas e mexa até que murchem incorporando  ao creme, aproximadamente 2 minutos. Tire do fogo. Acrescente a noz moscada moída e ajuste o sal e a pimenta.
Sirva salpicado de parmesão ou gruyère e uma pitadinha extra de noz-moscada.

Essa receita serve 4 porções e pode ser usada como entrada em um jantar entre amigos. Se quiser também vale usar esta sopa como base para uma refeição completa. Basta acrescentar 1 peito de frango grelhado temperado com sal, pimenta e páprika. 

Calorias não são um problema? Substitua ½ xícara de leite por ½ xícara de creme de leite fresco.
Quer variar? Experimente uma das opções abaixo:
               Use gengibre em lugar da noz moscada ou
                Junto com as folhas de espinafre, adicione cogumelos frescos fatiados ou
                Bata a sopa, inclusive as folhas, para obter um creme liso.

Enjoy!

No comments:

Post a Comment