Sunday, September 25, 2011

Salada de Grão de Bico

Hoje descobri que as pessoas que acessam meu site realmente gostam dele. Fiquei super feliz! Afinal nunca acreditei muito quando as pessoas comentavam "nossa, seu blog é super legal!", achava sempre que só estavam tentando ser educados comigo! rs...
Pra comemorar, vou colocar minha receita de salada de grão-de-bico. Rasparam o pyrex aqui em casa mas, como também aceito críticas, minha irmã disse que não gostou do toque do tomilho. Então experimentem as 2 versões: com e sem essa erva aromática que divide opiniões.


Ingredientes 
(para 4 pessoas como entrada ou para 6 como acompanhamento)
250g de Grão de bico
1 Cebola branca
1/2 cebola roxa escaldada, picada miudinha
2 dentes de alho amassados

Louro
Salsinha
Tomilho desidratado
Orégano desidratado
Sal e Pimenta preta
1/2 gomo de lingüiça calabresa (opcional)
2 col (sopa) Azeite de oliva
12 azeitonas pretas picadinhas
6 azeitonas verdes picadinhas

Água que baste (para cobrir)

Preparo
Deixe os grãos de bico de molho durante a noite ou por umas 2-3 horas (em água quente).
Coloque numa panela de pressão com água até cobrir todo o conteúde, passando uns 2 dedos. Deixe cozinhar na pressão com as folhas de louro (eu gosto de colocar 4 folhas grandes) por 15 minutos ou até que os grão amoleçam.
Enquanto isso, faça um sofrito com a cebola picadinha, o alho amassado e o gomo de linguiça calabresa (bem picado ou em rodelas).
Escalde a metade da cebola roxa com 400 mL de água fervente, deixando de molho uns 10 min.
Após 15 minutos, se o grão já estiver no ponto de cozimento, escorra a água e jogue o sofrito no grão de bico e tempere com as ervas, azeitonas, cebola roxa, sal, pimenta preta moída na hora. 
Coloque na geladeira e sirva com bastante salsinha e azeite.
Uma variação é trocar a linguiça por bacalhau do Porto dessalgado em lascas. Nesse caso não precisa incluir o peixe no sofrito, basta escaldá-lo e desfiar ou cortar lascas.

Além de prática, pode ser feita um dia antes de servir para apurar o sabor e pode ser servido quente ou fria (nunca gelada!). Não vamos parar por aí! O grão de bico é lotado de ferro, carboidratos, fibras e triptofano, um aminoácido que ajuda no sono e até a melhorar o humor.
Quem diria!
* veggie se preparado sem a lingüiça ou bacalhau do Porto.
♥ 

No comments:

Post a Comment