Wednesday, September 4, 2013

O melhor brownie de todos os tempos!

Sempre gostei de brownie, lógico, sou normal! (há controvérsias...) Simplesmente nunca achei a coisa mais gostosa do mundo nem nunca morri de vontade de comer um pedaço mas agora mudei de opinião! Achei meu par perfeito, ou melhor, meu trio perfeito: com uma bola de um gelato de baunilha !


Esse brownie é do Jamie Oliver (Bloomin' Brilliant - Little Book of Big Treats) e a receita original pede 250g de manteiga (1 xíc + 2 col (sopa)), cerejas desidratadas (75g) e apenas 50g de nozes. Também não leva baunilha, mas eu gosto de colocar em tudo q é doce que leva ovo. O chef sugere acompanhar com uma porção de chantilly batido com raspas de laranja.

A minha versão:

1 xíc de manteiga extra sem sal
200g de chocolate meio-amargo ou 70% cacau
90g de nozes picadas grosseiramente
80g cacau em pó peneirado
65 g farinha peneirada
1 col (chá) de fermento em pó
360 g açúcar (acho que minha próxima receita vou fazer com 310g)
4 ovos grandes batidos
1 col (chá) extrato de baunilha
4 col (sopa) pedaços ou gotas de chocolate (opcional)

Pré aqueça o forno a 180 graus Celsius. 
Em banho-maria, derreta a manteiga e o chocolate. Reserve.
Em uma tigela média, peneire o cacau e a farinha, misture com o fermento em pó, o açúcar e as nozes.
Em outro bowl, bata os 4 ovos com a baunilha.
Incorpore a mistura de chocolate derretido à mistura de pós. Acrescente os ovos batidos e misture com uma colher de pau, sem bater muito.

Asse em forma quadrada de 25cm X 25cm em forno pré aquecido por 25 minutos. Eu ñ tinha essa forma, assei em forma de brownie de 7 in X 11 (13.5cm X 27.5 cm) por 35 minutos.

Espere esfriar na própria forma e corte em quadrados. Deixe o brownie esfriar bem antes de cortar pois o meio ainda estará bem mole. Não se preocupe! Quando ele secar, a consistência é cremosamente perfeita! (ou seria perfeitamente cremosa?) Só sei que comi 3 quadrados em um dia! ai ai ai!

Rende 16 pedaços médios (na minha forma. O Jamie Oliver diz q rendem 20 porções. Imagino que sejam porções microscópicas! )

Sirva com aquele belo sorvete de creme e uma cobertura de ganache de brigadeiro. (Não tenho bem uma receita, mais ou menos fiz uma lata de leite condensado com 60g (?!) de chocolate meio amargo, 1 col (sopa) de manteiga COM sal (pra realçar o sabor) em ponto mole. Acrescentei 1/2 xíc (?)
de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly mole).

Equivalências:
360g de açúcar = 3 xícaras (chá) niveladas
65g farinha = 1 xíc (chá) cheia
80g de cacau em pó = 1 xíc (chá) - 1 col (sopa)
1 xíc (chá) de manteiga = 230g 

No comments:

Post a Comment