Sunday, September 15, 2013

Lasanha de Berinjela

Uma receitinha pras seguidoras do Dukan ou pra quem quer fazer um clássico de uma maneira mais saudável e igualmente saborosa.
Até meu marido que até então não comia berinjela, me deixa fazer sempre! Virou um dos nossos pratos favoritos aqui em casa!

O único trabalho dessa receita é "fritar" as fatias de berinjela. Minha recomendação é fazer com antecedência pra deixar na geladeira e só colocar no forno meia hora antes de servir. Sempre faço no mesmo dia, mas imagino que montada ela deva durar pelo menos uns 5 dias na geladeira.


Ingredientes para 4 pessoas:

1 berinjela bem grande
azeite ou óleo vegetal para fritar

Para o molho:

1 lata de tomate pelado em purê ou picado (780g) - ou equivalente em tomate fresco maduro sem sementes
400g carne moída
1/2 cebola picada
1/2 col (sopa) mel
1 dente de alho (pequeno - opcional)
Manjericão, tomilho e salsinha a gosto
Pimenta calabresa a gosto (eu uso só uma pitada pra dar um sabor)
Pimenta preta moída na hora

Em uma panela grande e de fundo grosso, borrife um pouco de óleo ou azeite e frite o alho e a cebola só até liberar uma fragrância gostosa. IUse fogo alto. Pingue umas gotinhas de água durante o processo para não queimar a panela.
Acrescente a carne moída e continue fritando até a carne "pegar" no fundo da panela e douras por fora. É isso que vai dar o sabor ao molho!
Acrescente os tomates, o mel e os temperos escolhidos. Cozinhe em fogo médio-baixo por 40 minutos, com a panela semi destampada, mexendo de vez em quando.
Quando o molho estiver bem cozido e apurado, coloque o sal e a pimenta calabresa, caso escolha usar.

Enquanto cozinha o molho, fatie a berinjela longitudinalmente (de comprido!) em tirinhas finas (0.5 cm?)
Tem gente que salga as fatias de berinjela, colocam-nas dentro de um escorredor de spaghetti com uma panela de ferro em cima para drenar uma água escura que em teoria sairia da polpa. Mas eu tentei fazer isso umas 2 vezes e não saiu nada então agora não faço mais.
Em uma panela funda (pra não espirrar óleo no seu fogão, mas vc tb pode usar uma frigideira) frite quantas fatias vc conseguir colocar por vez. Use só um fio de óleo ou uma borrifada de óleo em spray se estiver seguindo o Dukan ou alguma dieta de restrição calórica/de gordura. Pingue um pouquinho de água se necessário, para evitar que sua panela queime.  Frite cada lado 2 minutos, ou até dourar. (Lembre-se de que o número de fatias que vc vai conseguir fritar por vez depende do tamalnho da sua panela. As fatias devem ficar em contato direto com o fundo da panela.)

Em um pyrex retanguler médio e com pelo menos uns 5cm de profundidade, comece a montar sua lasanha:
Suje o fundo do pyrex com um pouquinho de molho. Disponha fatias de beringela horizontalmente sem soprepô-las, até cobrir o fundo. Despeje 1/3 do molho bolognesa. 
Faça uma nova camada de berinjela com as fatias arranjadas verticalmente agora.

Termine com molho e salpique parmesão. Leve ao forno (pré aquecido a 200 graus Celsius) por 25 minutos ou até borbulhasr e dourar. Gratine (250 - 300 C) por mais 5 minutos se quiser uma camadinha de parmesão tostado e caramelizado!

Espere 10 minutos antes de servir para que vc consiga de fato cortar fatias firmes de lasanha.

Bom apetite!

Wednesday, September 4, 2013

O melhor brownie de todos os tempos!

Sempre gostei de brownie, lógico, sou normal! (há controvérsias...) Simplesmente nunca achei a coisa mais gostosa do mundo nem nunca morri de vontade de comer um pedaço mas agora mudei de opinião! Achei meu par perfeito, ou melhor, meu trio perfeito: com uma bola de um gelato de baunilha !


Esse brownie é do Jamie Oliver (Bloomin' Brilliant - Little Book of Big Treats) e a receita original pede 250g de manteiga (1 xíc + 2 col (sopa)), cerejas desidratadas (75g) e apenas 50g de nozes. Também não leva baunilha, mas eu gosto de colocar em tudo q é doce que leva ovo. O chef sugere acompanhar com uma porção de chantilly batido com raspas de laranja.

A minha versão:

1 xíc de manteiga extra sem sal
200g de chocolate meio-amargo ou 70% cacau
90g de nozes picadas grosseiramente
80g cacau em pó peneirado
65 g farinha peneirada
1 col (chá) de fermento em pó
360 g açúcar (acho que minha próxima receita vou fazer com 310g)
4 ovos grandes batidos
1 col (chá) extrato de baunilha
4 col (sopa) pedaços ou gotas de chocolate (opcional)

Pré aqueça o forno a 180 graus Celsius. 
Em banho-maria, derreta a manteiga e o chocolate. Reserve.
Em uma tigela média, peneire o cacau e a farinha, misture com o fermento em pó, o açúcar e as nozes.
Em outro bowl, bata os 4 ovos com a baunilha.
Incorpore a mistura de chocolate derretido à mistura de pós. Acrescente os ovos batidos e misture com uma colher de pau, sem bater muito.

Asse em forma quadrada de 25cm X 25cm em forno pré aquecido por 25 minutos. Eu ñ tinha essa forma, assei em forma de brownie de 7 in X 11 (13.5cm X 27.5 cm) por 35 minutos.

Espere esfriar na própria forma e corte em quadrados. Deixe o brownie esfriar bem antes de cortar pois o meio ainda estará bem mole. Não se preocupe! Quando ele secar, a consistência é cremosamente perfeita! (ou seria perfeitamente cremosa?) Só sei que comi 3 quadrados em um dia! ai ai ai!

Rende 16 pedaços médios (na minha forma. O Jamie Oliver diz q rendem 20 porções. Imagino que sejam porções microscópicas! )

Sirva com aquele belo sorvete de creme e uma cobertura de ganache de brigadeiro. (Não tenho bem uma receita, mais ou menos fiz uma lata de leite condensado com 60g (?!) de chocolate meio amargo, 1 col (sopa) de manteiga COM sal (pra realçar o sabor) em ponto mole. Acrescentei 1/2 xíc (?)
de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly mole).

Equivalências:
360g de açúcar = 3 xícaras (chá) niveladas
65g farinha = 1 xíc (chá) cheia
80g de cacau em pó = 1 xíc (chá) - 1 col (sopa)
1 xíc (chá) de manteiga = 230g