Wednesday, August 21, 2013

Tagliatelle de Cenoura Dukan

Para alegrar nossos dias de PL, nada como uma boa macarronada para o jantar! hehehehe

Macarrão de cenoura ao molho fresquinho servido com salmão coberto de cream cheese temperadinho com cebolinha e cebola sobre cama de espinafre.

Para o macarrão, você vai precisar de 

4 cenouras de espessura média, porém compridas
1 cortador de legumes tipo descascador
água para cozinhar (de 3 a 5 xícaras, a depender da profundidade da panela escolhida)

Lave a cenoura e retire aquela casquinha e as pontas escurecidas. Corte a cenoura longitudinalmente, formando os fios de macarrão, Fininhos, caso prefira tipo spaghetti, ou mais largos, caso prefira tagilatelle ou fettuccine. 
Em uma panela rasa, ferva água suficiente para cobrir as cenouras. Cozinhe por 2 minutos, só até as cenouras ficarem macias. Reserve.

Para o molho:
3 tomates grandes bem maduros picados
1/4 pimentão amarelo cortado em tirinhas bem finas
1/2 cebola pequena, em rodelas
sal e pimenta a gosto
manjericão e cheiro verde a gosto

Salteie a cebola fatiada com o pimentão. Acrescente os tomates picados e cozinhe em panela destampada no fogo médio até formar um molho espesso e vermelho.

Tempere com o sal, pimenta e ervas.

Cubra as cenouras e voilá! Rende 3 porções.


Tuesday, August 20, 2013

Mini torta-quiche Dukan

Atendendo a inúmeros pedidos de uma só pessoa, vou tentar dividir com vocês algumas receitas do cardápio da minha mais recente dieta: The Dukan Diet!


Muitas eu uso do livro, algumas pego de amigas mas a maioria é adaptação do que eu leio ou combinação de várias receitas. Às vezes é desastroso mas eu sempre aprendo alguma coisa!

Nesta dieta, tenho que preparar tudo com antecedência pq meu trabalho novo é bem longe de casa, o que me obriga a sair de casa super cedo e a comer ou no carro ou na minha mesa. Ou seja, todos os pratos que eu faço tem que ser congeláveis ou passíveis de serem guardados e esquentados sem perder o sabor!

Essa daqui é saborosa, rápida e fácil. Adaptei de uma receita de quiche enviada por uma amiga. Mas não derrube os ramequins (*) como eu! Espatifar um quiche na porta do forno não é legal pra uma terça à noite!

Esta torta-quiche serve pros dias de PL mas se vc omitir o tomatinho-cereja e o espinafre, trocando por cogumelos, por exemplo, também serve pros dias de PP.

Ingredientes
2 col (sopa) farelo de aveia
2 ovos extra
2 1/2 col (sopa) requeijão 0% (eu trapaceio um pouquinho e uso o light!)
2 col (sopa) cream cheese, ricotta ou iogurte 0%
3 col (sopa) presunto ou peito de peru picado em cubinhos ou tirinhas
4 tomates cereja cortados ao meio
4 folhas grandes de espinafre, cortadas
sal, pimenta e noz moscada a gosto
salsinha e cebolinha ou orégano (opcionais)
mussarella desengordurada (opcional, não sei se existe no Brasil) acho que queijo branco tb daria certo, mas tem q ser pouco porque ele solta muita água

Bata os ovos ligeiramente em um bowl médio usando um fouet. Misture o requeijão e o cream cheese, ricotta ou iogurte. Tempere com a noz moscada, sal e pimenta.
Forre 2 ramequins untados (*aqueles potinhos usados pra fazer soufflée) com metade do farelo de aveia em cada, compactando levemente com uma colher. Acrescente as folhas de espinafre, os cubinhos de presunto ou peito de peru e tomatinho cereja. Se desejar, tempere com uma pitadinha de sal e pimenta e as ervinhas de sua escolha.
 Despeje metade da mistura de ovo em cada um dos ramequins. Cubra com um pouquinho da mussarela sem gordura ou uma fatia fininha como hóstia do queijo branco.
Leve ao forno pré aquecido por 20 minutos ou até as tortinhas secarem. (190C)

Notas

  • Acho que essa receita dá pra cortar no meio e fazer um só. Mas pra quê? Guarde a outra tortinha pro dia seguinte! Embrulhe em papel alumínio e eles duram uns 3 dias na geladeira;
  • Não coloque muito espinafre (nem mto tomate, ou cogumelo, ou abobrinha...) pq eles soltam muita água. Se necessário, asse por alguns minutos extra (caso vc erre a mão, escorra um pouquinho da água e volte os ramequins ao forno);
  • Escolha pelo menos 1 item mais "aguadinho" para que o farelo absorva essa água e forme a "massa" da sua torta. Caso vc não tenha nada em mãos, experimente bater uma clara em neve e misturar ao farelo de aveia antes de forrar o ramequin e pré-asse por uns 5 minutinhos. (se vc testar me conta!)



Meu ramequin de todas as horas é esse aí do lado da Le creuset :