Thursday, November 15, 2012

Tagliatelle al pesto

Uma receitinha básica de pesto alla genovese mas muito elegante e gourmet! Para ser apreciada a 2 ou até mesmo para servir em um jantar, este molho italiano super tradicional precisa de pouco trabalho para ficar pronto e rende porções bem ricas em sabor e aroma! 
Escolha a sua massa preferida e o melhor parmesão do mercado!

Ingredientes (para 4 pessoas)
  500g de tagliatelle (ou massa da sua preferência)
  2 dentes de alho pequenos
  60g de folhas largas de manjericão, inteiras
  110 mL de azeite de oliva de boa qualidade
  6 col (sopa) de parmesão ralado
  2 col (sopa) queijo pecorino ralado
  1 col (sopa) pinoli
  sal a gosto

Preparo
  Usando um almofariz, amasse os dentes de alho até formar uma pasta. Acrescente as folhas frescas de manjericão e uma pitada de sal grosso (isso ajuda a triturar a folha). Triture da esquerda para a direita e da direita para a esquerda alternadamente.
Ao obter um creme verde bem brilhante, acrescente o pinoli e triture bem. Aos poucos adicione os queijos e o azeite triturando muito bem até formar um creme espesso.

Notas
O pesto deve ser feito no menor tempo possível para evitar oxidação dos óleos essenciais do manjericão. Use o almofriz (triturador. Não sei o nome "culinário" dele! <<foto>>) em madeira ou pedra, nunca em metal para que os aromas sejam liberados completamente.
Se vc não tiver um triturador, opte por um mixer plástico. Vale até usar o socador da caipirinha! (que depois não poderá mais ser usado para este fim por causa do alho!! rs...)
Escolha folhas de manjericão inteiras, sem cortes ou dobras. Nas folhas inteiriças, existe a maior concentração de aromas fresquinhos, sem oxidação.
Se não tiver pecorino, use no total 8 col (sopa) de parmesão ralado.

Buon appetito! (espero que eu ainda me lembre um pouquinho do meu italiano)